esim-conheca-o-chip-virtual-que-deve-movimentar-o-mercado-global

eSIM: Conheça o Chip Virtual que Deve Movimentar o Mercado Global

por | 02/01/2023

O Que é o Chip Virtual eSIM?

Sabe aquele chip que você coloca no celular, o SIM Card, da operadora que você escolhe? Existe uma alternativa para fazer com que esse processo seja digital, através do uso do chip virtual eSIM. Essa alternativa tecnológica permite mais praticidade para a área de telecom e para os consumidores, que não mais dependem de um chip físico vinculado à operadora. Esse chip virtual não é apenas uma possibilidade do futuro, ele já está disponível em diversas operadoras brasileiras. A Integra Info, empresa de consultoria telecom, explica para você o que é o chip virtual, como ele funciona, e quais empresas já utilizam essa tecnologia de telecom. 

A primeira grande vantagem do chip virtual na área de telecom é estar embutido no telefone, sendo instalado no seu dispositivo. Essa instalação pode ser feita de várias formas diferentes, por exemplo, através de um QR Code que será fornecido pela operadora que você escolher, ou digitando os dados manualmente. Fazendo esses procedimentos, não é mais necessário ter um chip físico no celular. Outra vantagem é a possibilidade de acumular diversos eSIMs, assim, o chip virtual permite que você alterne a linha que gostaria de usar no momento, mas permite diversas operadoras. 

Vale ressaltar que o chip é muito importante. Ele contém a identidade com as informações necessárias para que seu aparelho funcione com aquele número específico, vinculado ao seu plano e à operadora. Assim, quando você precisa trocar de aparelho, basta simplesmente colocar o chip no outro aparelho e suas informações e seu plano estão ali. 

Nesse sentido, o chip virtual é uma parte inovadora da tecnologia de telecom, pois todas essas funcionalidades agora podem ser substituídas pelo formato digital. Um dos benefícios é o espaço: o chip removível ocupa um espaço considerável no aparelho, que agora pode ser utilizado pelos fabricantes para aumentar funcionalidades como a bateria, processadores e outros componentes do celular. Outra questão é que o SIM Card físico representava uma barreira para a conectividade com outros dispositivos, como smartwatches e outros aparelhos através da Internet das Coisas. 

O chip virtual tem a mesma função do chip físico, mas é embutido no aparelho e toda a troca e ativação é feita de forma digital. Mas, essa tecnologia não deve fazer com que o SIM Card tradicional saia de circulação por agora, apesar da crescente popularização do chip virtual na área de telecom.

chip-virtual

 

Essa popularização fica evidente quando constatamos que o chip virtual movimentou 5 bilhões de dólares no ano de 2023, que acaba de começar. Isso representa um aumento de 250% em relação ao ano anterior. O motivo para esse aumento exponencial do interesse acerca do chip virtual é o lançamento do iPhone 14 já com essa nova tecnologia de telecom. 

Com a inovação da Apple, é esperado que grandes empresas da área sigam a mesma tendência, como a Google e Samsung, com o sistema operacional Android, para alcançarem essa disputa pela nova tecnologia de telecom. Assim, o chip virtual já é uma realidade no mercado de smartphones. A Integra Info, empresa de consultoria telecom, explica para você como funciona o chip virtual, quais as vantagens e quais empresas estão alinhadas com essa nova tecnologia. Continue a leitura!

Entenda Como Funciona Essa Tecnologia de Telecom!

O chip virtual é uma inovação no mercado de telecom e, por isso, ainda não está disponível para muitos modelos. Mas, existem equipamentos compatíveis de iPhone, iPad, Samsung, Motorola, Google, Huawei e Microsoft. A forma mais prática de ativar essa tecnologia do chip virtual é através do escaneamento de QR Code, que é feito nas operadoras brasileiras. Na ausência do QR Code, também é possível preencher as informações manualmente, inserindo o código de ativação e o código de confirmação, nesse caso o chip virtual funciona no padrão SM-DP+. Outra forma de ativação é utilizando o aplicativo da operadora, mas esse formato ainda não é utilizado por nenhuma operadora no Brasil.

chip-virtual-e-uma-inovacao-no-mercado-de-telecom

A única desvantagem que parece estar atrelada a essa tecnologia do chip virtual é a necessidade de comparecer a uma loja de sua operadora para ativar o chip virtual quando troca de dispositivo. Com o SIM Card tradicional era possível apenas tirar de um aparelho e colocar em outro, muitas vezes sem a necessidade de comparecer em uma loja. Mas, o chip virtual, na maioria dos casos, exige essa presença na loja. Entretanto, as vantagens são muito maiores do que as desvantagens quando analisamos essa tecnologia da área de telecom. 

Isso porque ela permite que a mudança de operadora e a contratação de planos ocorra de forma muito mais prática, inclusive para viagens internacionais. Assim, quando estiver em outro país, você tem a possibilidade de contratar planos de uma operadora local através do chip virtual, podendo evitar altas taxas vinculadas ao roaming internacional. Outra vantagem é caso seu celular seja roubado ou em caso de perda, pois outra pessoa não poderá ter acesso a esses dados do chip, visto que ele não poderá ser removido do celular. Outra pessoa não poderá ter acesso a ligações e contatos do seu chip virtual. 

No que se refere a ter mais de uma linha ao mesmo tempo, alguns modelos já inovaram na área de telecom: com o os iPhones e o Galaxy Z Flip é possível ter duas linhas, mas uma deve ser com o SIM Card e a outra com o chip virtual. Já o iPhone em seu modelo 13 ou superior já permite duas linhas de chip virtual simultâneo. 

As principais operadoras brasileiras já estão aderindo a essa nova tecnologia de telecom, e a Integra Info, empresa de consultoria telecom, apresenta quais são elas: Claro, TIM, Vivo, e Correios Celular. Nessas operadoras você consegue ter acesso ao chip virtual. 

Lembrando que o procedimento pode ser diferente para cada operadora, e é preciso verificar como funciona o chip virtual em cada caso. Até o momento, clientes Vivo têm uma vantagem: podem receber o QR Code para ativação do chip virtual de forma remota, com um atendimento de WhatsApp, e não precisam ir até a loja física. O mesmo não acontece no caso dos clientes Claro e TIM, pois essas operadoras exigem que o cliente vá até um ponto de vendas oficial para fazer a ativação. 

A Integra Info, empresa de consultoria telecom, esclarece ainda: para viagens no exterior existem muitas possibilidades de operadoras que trabalham com o chip virtual! Você pode consultar os melhores preços e planos para cada região e fazer a sua escolha.

Esteja Atualizado Com a Integra Info, Empresa de Consultoria Telecom

empresa-de-consultoria-de-telecom

Agora que você já sabe como funciona a tecnologia de telecom do chip virtual, conte com a Integra Info, empresa de consultoria telecom, para te ajudar com qualquer dúvida que possa surgir nesse assunto! Ajudamos você e sua empresa a se manterem atualizados nas novidades do mercado e nas melhores opções, além de oferecer serviços diversos em gestão de telecom. Entre em contato com a Integra Info!