Telecomunicações corporativas: como implementar e gerenciar sistemas

Telecomunicações corporativas: como implementar e gerenciar sistemas

por | 15/03/2023

As telecomunicações estão presentes no cotidiano da humanidade há muitos anos, afinal, é por meio delas que as pessoas conseguem estabelecer uma comunicação à distância.

O ser humano não nasceu para viver sozinho, e uma das habilidades mais importantes da espécie é poder se comunicar. Ao longo do tempo, a comunicação foi se aprimorando e o homem desenvolveu maneiras de levá-la mais longe.

Isso aconteceu com o surgimento da imprensa, do rádio, da televisão e até mesmo de outras formas pré-históricas como as pinturas. A telecomunicação surgiu justamente dessa necessidade de expansão e a tendência é que ela continue evoluindo.

Isso possibilitou que as pessoas conseguissem manter contato com indivíduos de outros países, tudo por meio de canais que facilitam essa aproximação, tornando tudo muito mais rápido e dinâmico, o que possibilitou uma comunicação a distância em tempo real.

Por ser um elemento fundamental na história da humanidade e até mesmo na evolução do homem, é muito importante conhecer um pouco sobre o conceito de telecomunicações.

Por conta de sua relevância e de seu papel, este artigo vai explicar o que são os sistemas de telecomunicações, qual é o papel desses sistemas, quais são as atividades de telecomunicações e quais são os canais mais usados.

Entendendo o que são sistemas de telecomunicações

A telecomunicação é toda e qualquer forma de comunicação à distância, visto que o uso do prefixo “tele” é usado justamente para o conceito de distância.

A telecomunicação consiste em transmitir uma mensagem de um ponto a outro e geralmente é bidirecional. Alguns dos elementos que fazem parte da telecomunicação são:

  • Telefonia;
  • Rádio;
  • Televisão;
  • Computador.

Trata-se de uma parte da área de engenharia elétrica que tem como objetivo permitir a comunicação à distância para os seres humanos.

Uma empresa de prestação de serviços gerais consegue manter contato com os clientes de outras regiões, cidades, estados e até países por meio de companhias que provêem o que é necessário para uma comunicação à distância.

Durante muitos anos, telecomunicação foi sinônimo de telefonia fixa, e esse recurso continua sendo muito importante nos dias atuais. Só que a realidade mudou e hoje em dia a telefonia e a internet móvel são os principais canais de telecomunicação.

Para se ter uma ideia, no Brasil, existem mais linhas móveis ativas do que pessoas, uma vez que é um tipo de serviço que pode alcançar áreas rurais e regiões onde outros sistemas não estão disponíveis.

A tecnologia é algo fundamental na sociedade moderna, por isso, a telecomunicação também é crucial para o desenvolvimento do país.

O fluxo de comunicação de longa distância compreende transmissões elevadas de dados, e dentro do sistema de telecomunicações, existem diferentes classificações e especificações.

Por exemplo, existe a telecomunicação comercial, que oferece serviços cobrados de telecomunicação para pessoas e empresas, a exemplo de um escritório virtual planos.

Também existe a telefonia governamental, usada pelo governo para fins não comerciais, como no caso do sistema de comunicação do departamento de polícia.

Existem também outros tipos, como os sistemas de telecomunicação amadores, privados entre outros, e isso mostra o quanto o setor é importante para as pessoas.

Papel da telecomunicação

O papel da telecomunicação é permitir a troca de informações à distância, usando para isso meios eletrônicos e diferentes tipos de transmissão de voz, vídeo e dados.

O tema é bem amplo e abrange diferentes tecnologias para transmitir informação, assim sendo, a telecomunicação se refere a telefones com e sem fio, antigos Telégrafos, internet, televisão, rádio, satélites, entre outros.

Embora as chamadas telefônicas tradicionais sejam a tecnologia mais associada ao mercado de telecomunicação, na verdade, hoje ele pode ser visto mais como uma transmissão de dados do que de voz.

Isso porque as mensagens de texto, acesso à internet, streaming de vídeo, e-mail, entre outros recursos para aplicativos de dados estão sendo usados em larga escala e são difundidos pelas redes de telecomunicação.

Principais atividades de telecomunicações

Um fabricante de organizador de maquiagem de acrílico precisa das empresas de telecomunicação porque elas compreendem um conjunto de técnicas e dispositivos que permitem a transmissão de informações de longa distância e instantaneamente.

Essa transmissão pode ser por voz, sinais de televisão, imagens, dados, gráficos, entre outros. Os principais sistemas de telecomunicação empregados para transmitir a distância surgiram no fim do século 18.

Sua implantação passou a ser definitiva, mas aconteceu mesmo a partir da segunda metade do século 20, e isso se deve ao avanço acelerado da eletrônica e ciências que automatizam sistemas.

Eles funcionam com base nos mesmos princípios fundamentais e se diferem no tipo de informação manipulada e no meio usado para transmiti-la. Os principais exemplos disso são sistemas de telegrafia, telefonia, rádio, televisão e redes de dados.

A comunicação entre uma empresa de limpeza de pedra portuguesa e seus clientes pode acontecer por meio de rádio comunicação, transmissão por cabo e satélites artificiais.

No ano de 1980 introduziu-se uma inovação associada ao meio e que cresceu, principalmente nas comunicações telefônicas: o cabo de fibra óptica.

Por meio dele, os sinais elétricos são convertidos em sinais luminosos, transmitindo sons e informações por meio de feixes de filamentos de vidro ou plástico.

Canais de telecomunicação

A transmissão de uma mensagem proveniente de um emissor para seu receptor acontece por meio de dois canais, sendo o ar e os condutores de eletricidade.

A transmissão apurada se baseia nos campos elétricos e magnéticos e sua dualidade, visto que eles se deslocam conjuntamente no espaço para formar ondas eletromagnéticas de magnitudes físicas e que se relacionam à intensidade dos campos.

O método é usado durante as transmissões de rádio e televisão e executado por meio de canais com faixas de frequência estreitas, exigindo assim a instalação de antenas receptoras.

É o que acontece, por exemplo, quando um fabricante de guarda corpo de vidro para piscina está participando de um evento e falando ao ar livre sobre seu produto para o público presente.

Mas a propagação de correntes elétricas acontece por meio de fios condutores que aproveitam o caráter elétrico de campos eletromagnéticos e formam a base que faz a transmissão por cabo.

O processo é muito usado na comunicação de sons, sinais de Telégrafos e conjuntos de dados com baixa velocidade, fazendo-se valer de diferentes tipos de linhas condutoras, como fios estendidos sobre postes ou aterrados.

O uso de satélites desde o fim da década de 1950 para as telecomunicações mudou muito a maneira como a transmissão acontece e possibilitou o intercâmbio de diferentes sinais de informação entre os países e continentes.

Só por isso uma empresa de dispensa de outorga de poço artesiano consegue se comunicar com pessoas de qualquer lugar.

Trata-se de uma estação terrestre e uma estação orbital em um satélite e o equipamento eletrônico presente nele recebe os sinais da Terra, amplifica os e os devolve em outra região do planeta.

Nela, outra estação terrestre atua como elo de comunicação. Foi justamente isso que possibilitou estabelecer uma comunicação para uma grande quantidade de usuários, assim como acontece com os serviços de telefonia, telegrafia e transmissão de dados.

É necessário providenciar a implantação de redes de telecomunicações que trazem mais rapidez e facilidade de conexão, e uma das primeiras soluções para esse problema foi interpor estações intermediárias.

As linhas de transmissão secundárias dependiam delas, mas ocorreram muitos bloqueios e acúmulos de mensagens nessas estações, e por conta disso os especialistas começaram a projetar modelos não ramificados.

Isso permitiu que alguém que esteja procurando informações sobre vacina de gripe para cachorro pudesse falar com uma empresa de qualquer lugar sem maiores problemas.

Esses modelos de rede não ramificados desenvolveram uma nova especialidade de engenharia de sistemas, que passou a analisar a frequência e o canal de chegada das mensagens para melhorar a distribuição ao longo da rede.

Embora o telégrafo tenha sido o primeiro e o mais importante sistema de telecomunicações por muitos anos, foi antecedido por diversos outros meios usados pelo homem para transmitir mensagens.

O equipamento não tinha a capacidade que o telefone tem hoje, justamente por isso que tantas empresas usam esse canal de comunicação, a exemplo de um disk entulho.

Considerações finais

Até que a comunicação pudesse acontecer como acontece hoje em dia, muita coisa precisou ser inventada e evoluir, e as empresas de telecomunicações sempre estiveram por trás de todo esse avanço.

Toda forma de se comunicar à distância que o ser humano usa hoje em dia, seja uma linha telefônica ou um e-mail, está fazendo uso da telecomunicação, pois assim consegue conversar com alguém que está longe.

É um setor muito valorizado porque a comunicação é algo fundamental para o ser humano e para a sociedade como um todo, e por meio de diferentes canais, o mundo consegue se conectar e se compreender.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.