Blog

Ligações de fixo para móvel mais baratas

As chamadas locais e interurbanas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas a partir de 25.02.2017. A redução das ligações locais vai variar entre 16,49% e 19,25%. Já para as chamadas interurbanas a queda dos valores será de 7,05% a 12,01%.

Estão previstas novas reduções das tarifas cobradas dos consumidores em 2018 e 2019. A queda vai acontecer por conta da redução das tarifas de interconexão, pagas pelas empresas que utilizam a rede de outro grupo. O cálculo das tarifas é feito pela Anatel utilizando o "Modelo de Custo", que permite verificar com mais precisão os custos das empresas com equipamentos e estrutura administrativa.

Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações do país devem aumentar os investimentos na ampliação das suas redes, na melhoria da qualidade de serviços e no atendimento aos consumidores, conforme determinações da Anatel. As tarifas de interconexão foram usadas inicialmente para subsidiar a instalação de redes das operadoras móveis.

A redução das tarifas vai beneficiar os cerca de 41,8 milhões de assinantes de telefone fixo, segundo dados da Anatel até dezembro do ano passado. (Fonte: ANATEL)

Correios Celular será uma operadora para classe D
A operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) dos Correios será lançada em fevereiro e se chamará Correios Celular.
Gastos com infraestrutura de TI em 2017
Os gastos com infraestrutura de TI vão disparar ao longo de 2017, segundo a International Data Corp (IDC). A consultoria estima um crescimento de 18,2%, com o investimento total de US$ 44,2 bilhões.
Conexões mais velozes impulsionam banda larga
O mercado de banda larga fixa voltou a mostrar crescimento, em especial com altas velocidades.